Propriedades medicinais do Kambô.
Substâncias encontradas em maior ou menor quantidade:

FILOCININA: Está em maior quantidade entre os peptídeos encontrados.Vasodilatador poderoso e permeabilizador das paredes dos vasos, mediadores da inflamação e estimula fechamento de feridas.

DERMASEPTINA: É considerada o mais potente de todos antibióticos conhecidos atualmente. Atua ainda contra o Tripanossoma cruzi (Mal de Chagas). Também importante vasodilatador atuando em isquemias e por consequência excelente cicatrizante. Excelente ação contra o vírus da dengue. Um subtipo da dermaseptina (4) também é espermicida e hoje há testes para a fabricação de contraceptivos orais. Atua, ainda, contra protozoários Leishmaniose, gonorreia, vírus HIV-1, HPV e herpes-1.

TRIPTOFILINA: Peptídeo regulador da atividade hepática e da contração intestinal. Seus estudos recaem principalmente na regeneração do fígado quando acometido em doenças crônicas, tais como cirroses e hepatites.

DISTINCTINA: Peptídeos com amplo espectro de ação contra bactérias Gram positivas e Gram negativas.

DERMORFINA: Peptídeo opióide (derivado da morfina 4000 vezes mais potente que ela, é 40 vezes mais potentes que endorfinas), e por isso um potente analgésico. Eficaz no combate ao vírus HIV, câncer, depressão, Parkinson, entre outras.

FILOSSEPTINA: Mostra-se eficaz contra protozoários como malária e leishmaniose, além de atuar como excelente antibacteriano e antifúngico.

DELTORFINA: Peptídeo que atua com eficácia contra depressão, Alzheimer, doenças isquêmicas, alguns tipos de canceres.

HIPOSINA: Peptídeo antibiótico e contrator uterino, bem como estimulante da lactação. Utilizado principalmente na veterinária com essas finalidades (útero atônico).

DERMATOXINA/FILOXINA: Peptídeo com atividade antimicrobiana comprovada, incluindo ação contra contra leveduras e fungos.

ADENOREGULINA: Potente contra bactérias, fungos, protozoários e vírus, também utilizado no tratamento contra depressão e demência, em especial o Alzheimer.

PLASTICININA: Peptídeo antimicrobiano de amplo espectro. As possibilidades de aplicação dos peptídeos antimicrobianos pela agroindústria assim como pela indústria farmacêutica, são inúmeras. Um trabalho sistemático de prospeção dessas moléculas, com identificação e síntese química em larga escala, possibilitará, não somente um grande avanço na produção de novas drogas, melhor conhecimento biológico das espécies doadoras, reconhecimento do valor de cada uma delas, como novas categorias de recursos genéticos e, por fim, a necessidade de prevenção desses animais.