Orumilá/Ifá               

Tanto Orumilá quanto Exú têm permissão para estarem próximo a Olorum quando necessário, daí sua importância.
Senhor dos destinos, Orumilá rege o plano onírico, é aquele que sabe tudo o que se passa sob a regência Olorum, no presente, no passado e no futuro. Tendo acompanhado Oduduã na fundação de Ilê Ifé é conhecido como “Eleri Ipin” (“Testemunho de Deus”; aliás, sua saudação), “Ibikeji Olodumaré” (“vice de Deus”), “Gbaiyegborun” (“O que está na terra e no céu”), “Opitan Ifé” (“o historiador de Ifé”).

Por ordens de Olorum, além de ter participado da criação da Terra e do homem, Orumilá auxilia cada um a viver seu cotidiano e a vivenciar seu próprio caminho, isto é, o destino para seu Orí (Cabeça).
Seus porta-vozes são os chamados babalaôs (Pais do Segredo), iniciados especificamente no culto a Ifá. No caso dos búzios, entretanto, os Babalaôs são cada vez mais raros, sendo os mesmos lidos e interpretados por Babalorixás, Ialorixás e outros devidamente preparados (a preparação e as formas de leitura podem variar bastante do Candomblé para a Umbanda e de acordo com a orientação espiritual de cada casa e cada ledor/ledora).
Cada ser humano é ligado diretamente a um Odu, que lhe indica seu Orixá individual, bem como sua identidade mais profunda.
Culto a Ifá: O culto a Ifá, cujo patrono é Orumilá (símbolo: camaleão), tem crescido no Brasil, havendo diversas casas a ele dedicadas. O sacerdote de Ifá é o Babalaô (“Pai do Segredo”; não confundir com o Babalaô de Umbanda, sinônimo de Dirigente Espiritual ou Babá). O Alabá (“Alabá” é também o sacerdote-chefe da sociedade secreta Egungum, bem como título de honra de algumas autoridades do Candomblé) é o chefe dos Oluôs (O Oluô é um grau entre os sacerdotes de Ifá). O iniciante é chamado de Kekereaô-Ifá, tornando-se Omo-Ifá (filho de Ifá) após o chamado pacto. O sistema divinatório de Ifá, aliás, não se restringe apenas aos búzios, mas abarca outras técnicas, dentre elas os iquines (16 caroços de dendê) e o opelê (corrente fia, aberta em duas, contendo cada parte 4 caroços de dendê). 

Significado da Carta
Mudanças. Movimento. Resultados positivos ou negativos, dependendo das circunstâncias, das cartas vizinhas (numa jogada). Fortuna.

Significado Oposto
Instabilidade. Falsidade. Ilusão. Mudanças para pior. Resultados positivos ou negativos, dependendo das circunstâncias, das cartas vizinhas (numa jogada).

Recado de Orumilá/Ifá
A vida é cíclica: movimento e repouso. O ser humano é ator do próprio destino, construindo-o com os materiais que a espiritualidade e a experiência lhe proporcionam. Mudança não precisa rimar com instabilidade. Do caos, com consciência, vem a luz. Ter olhos de ver e aprender a interpretar os sinais, para compreender as situações. A sabedoria não tem preço.