Ossaim
Orixá das plantas e das folhas, presentes nas mais diversas manifestações do culto aos Orixás, é, portanto, fundamental. Célebre provérbio dos Terreiros afirma “Ko si Ewé, Ko si Orisà”, o que, em tradução livre do Yorubá significa “Sem folhas não há Orixá”.
Em algumas casas é cultuado como Yabá (Orixá feminino). Alguns segmentos umbandistas trabalham com Ossaim, quanto elemento masculino, e Ossanha, como elemento feminino.
Juntamente com Oxóssi, rege as florestas e é o senhor dos segredos medicinais e magísticos do verde. Representa a sabedoria milenar pré-civilizatória, a relação simbiótica do homem com a natureza, em especial com o verde.
Seja na Umbanda (onde na maioria das casas seu culto foi amalgamado ao de Oxóssi e dos Caboclos e Caboclas), no Candomblé (onde a figura dos Babalossaim e do Mão-de-Ofá representaria um estudo à parte) ou em outra forma de culto aos Orixás, o trato com as plantas e folhas é de extrema importância para os rituais, a circulação de Axé e a saúde (física, psicológica e espiritual) de todos.

Significado da Carta
Atuação, estudo, escrita, eloquência. Início de atividades. Inteligência atenta e aberta. Aceitação de riscos. Persuasão.

Significado Oposto
Charlatanice. Covardia. Fraude.

Recado de Ossaim
O conhecimento precisa ser multiplicado e compartilhado com todos, mas os segredos apenas com quem é capaz de mantê-los. A maturidade vem da humildade de se saber sempre aprendiz. Remédio e veneno por vezes têm a mesma origem, dependendo apenas da dosagem ou da forma como as lições são encaradas e compreendidas.