Yansã
Orixá guerreira, senhora dos ventos, das tempestades, dos trovões e também dos espíritos desencarnados (Eguns), conduzindo-os para outros planos, ao lado de Obaluayê.
Divindade do rio Níger, ou Oya, é sensual, representando o arrebatamento, a paixão. De temperamento forte, foi esposa de Ogum, e depois a mais importante esposa de Xangô, ambos tendo o fogo como elemento afim. Irrequieta e impetuosa, é a senhora do movimento e, em algumas casas, também a dona do teto da própria casa. Uma de suas funções espirituais é trabalhar a consciência dos desencarnados que estão à margem da Lei, para, então, poder encaminhá-los a outra linha de evolução.

Significado da Carta
Transmutação. Uso racional da força. Reconhecimento e consciência de vantagens e desvantagens. Utilização da verdadeira força e não de arbitrariedade ou violência.

Significado Oposto
Domínio da matéria. Inversão de valores.

Recado de Yansã
O vento varre o terreno para se plantar o novo. Impetuosidade: conhecê-la para administrá-la. Energia, movimento, ação. Compreender os instintos, e não negá-los, a fim de viver com equilíbrio. O guerreiro mais sábio é o que consegue evitar entrar em determinadas batalhas. Força, fôlego, determinação. Atenção a roubos.