Zé Pelintra
Os Malandros costumam trabalhar para diversos assuntos: no desmanche de magias deletérias, na abertura de caminhos, em curas.
A capacidade espiritual elevada e a flexibilidade talvez sejam mais bem representadas por Zé Pelintra (ou Zé Pilintra), que se apresenta, por exemplo, no Catimbó e, na Umbanda, nas Giras de Malandros, na Linha das Almas, entre os Baianos e, embora não seja propriamente Exú, na Esquerda (como diz um célebre ponto, “Na direita ou na esquerda, seu serviço é aprovado”). Dentre as Malandras, uma das mais célebres é Maria Navalha.
Brincalhões, gostam de dançar, de festas, vestem-se com aprumo: em especial com terno branco, sapato branco ou branco e vermelho, chapéu branco com fita vermelha ou chapéu de palha, gravata vermelha e bengala. Fumam cigarros, cigarrilhas ou charutos, bebem batida, conhaque, uísque, cerveja e outros.
Suas guias variam, podendo ser, por exemplo, vermelhas e brancas, vermelhas e pretas, brancas e pretas, de coquinho com olho-de-exú etc. Seus pontos de força são morros, cemitérios, encruzilhadas e outros. Nas portas do Terreiro, por vezes, há uma imagem de Malandro, pois costumam tomar conta de entradas, portas e similares. Pela Lei de Evolução, os Malandros podem vir a se tornar Exús, continuando seu trabalho de assistência e proteção.
Trata-se de espíritos que geralmente, em vida, se envolveram com jogos, boemia, prostituição e outros, trabalhando para a Luz, utilizando-se da malandragem sadia para driblar situações negativas, sempre respeitando o livre-arbítrio, ensinando a todos a não puxar o tapete de alguém, mas a ficar esperto para não deixar que ninguém puxe o seu.
O Zé Pilintra histórico, arquétipo maior dos Malandros, é identificado com a figura de José dos Anjos, nascidos no interior de Pernambuco, negro forte que adorava jogar, beber, brigar e era mulherengo.

Era especialmente bondoso com a mulheres. Levava o jogo a sério, mas não enganava os ingénuos, chegando a dispensá-los dos jogos. Quanto aos que se pretendiam espertos, enganava-os nos dados e nas cartas, buscando sempre levar a melhor, enquanto bebia prazeirosamente. Teve morte misteriosa, atribuída por muitos a uma de suas amantes, que teria sido responsável por seu envenenamento.

Significado da Carta

Passividade. Abertura de novos horizontes. Início de novo processo. Possibilidade. Entusiasmo juvenil.

Significado Oposto
Inconsequência. Impulso cego. Falta de direção.

Recado do Seu Zé
Honestidade é um ótimo caminho. Não se deve puxar o tapete de ninguém, mas aprender a não deixar que os outros puxem o seu. O planejamento favorece o sucesso de toda e qualquer caminhada. A alegria supera as convenções e os protocolos.